AULAS PARA TERCEIRA IDADE  (ALONGAMENTO,FLEXIBILIDADE)

FLEXIBILIDADE  é também uma valência física importante. Não adianta muito ter pulmão, força física e ter que vestir as calças de manhã sentado na cama ou ter a maior dificuldade de amarrar os sapatos por falta de flexibilidade. Por isso, alguns exercícios básicos de alongamento devem encerrar a seção de treinamento seguindo alguns princípios:

1. Cada um tem o seu limite e não é preciso "forçar a barra". A amplitude deve ir até onde for suportável.

2. Dê preferência para alongar os grupos musculares e regiões do corpo mais sujeitas ao encurtamento que são o peitoral, a lombar e posteriores de coxa; Os alongamentos devem incluir os grupos musculares trabalhados na atividade diária principal.

3. Se tiver alguém que ajude a alongar que essa pessoa tenha bom senso. Dor é sinal de alarme. Melhor se for um profissional de Educação Física.

4. A musculatura agônica e antagônica deve ser trabalhada a fim proporcionar um desenvolvimento harmônico da amplitude do movimento.

5. Alguns autores advogam que entre optar em alongar antes ou depois da atividade, o melhor é a segunda opção, porque estando a musculatura aquecida, o treinamento é facilitado. Gastar muito tempo alongando antes pode não trazer resultados tão significativos para a maioria das atividades, bastando o aquecimento simples. Claro, não é uma regra e uma atividade esportiva como, por exemplo, os saltos, o aquecimento seguido de alongamento justifica e muito, pois nesse caso o atleta vai precisar da máxima amplitude. Não é o nosso caso.

6. Essa atividade também não vai se transformar numa aula de alongamento bastando 10 a 15 minutos, tempo suficiente para volta à calma atendendo os objetivos.

7. Os exercícios de flexibilidade devem respeitar as limitações do idoso valendo muito o bom senso. Repito. Dor é um sinal de alarme.

Benefício do Alongamento

- Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento
- Previne lesões (distensões musculares, entorses)
- Melhora a postura e o esquema corporal;- Ativa a circulação
- Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga
- Melhora a atenção
- Previne dores
- Auxiliam no desenvolvimento da consciência corporal, melhorando a postura
- Reduzem as tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares (principalmente em idosos ou indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia )
- Aumento da eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos em faixas aquém do limite máximo do movimento onde a resistência ao gesto é maior
- Permite a realização de gestos e movimentos que sem esta seriam simplesmente impossíveis
- Diminuição dos riscos de lesões e distensões
- Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade, reduzindo a deteorização física associada com a idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário